top of page
Buscar

Risos

  • Foto do escritor: Daniel Ben-Hur Silva de Oliveira
    Daniel Ben-Hur Silva de Oliveira
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

"Servi ao SENHOR com alegria..." (Salmo 100:2)

Alguma vez já sentiu penoso o trabalho e a responsabilidade? Eu trabalho em muitas coisas, há muito tempo e isso consome tempo. Me equilibro entre trabalho doméstico, universitário, pesquisa científica, eclesiástico (exemplo da foto; esses homens possuem o trabalho mais sério e difícil que conheço, mas me inspiram a encontrar graça nas coisas), empreendimentos diversos, blogueiro (nisso estou relutando desde de os 10 anos), e outros mais. Não nego que de todos já senti o peso.


Pela antropologia das escrituras sagradas, o serviço humano não é um castigo, é um propósito (mandato cultural), embora a entrada da morte (e a responsabilidade de nossos erros) no mundo tenha gerado sofrimento e suor.


O trabalho de fato é um peso quando se trabalha para um mau patrão. Nós escolhemos o padrão. Se o patrão são os desejos insaciáveis da alma humana, não se terá descanso.


Confirme: não é nossa a máxima "trabalhe enquanto eles dormem"? Não sonhamos com férias e aposentadorias, e planejamos trabalhar nelas?


A máxima divina é "Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e no sétimo dia descansou, depois de toda a obra que fizera [de criação do céu e da terra]. Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, pois nele descansou depois de toda a sua obra de criação." (Gênesis 2:2-3). Não sou sabatista, mas é inevitável que o descanso foi feito para o ser humano, para o nosso bem (Marcos 2:27), e não porque Deus precisasse dele (João 5:17).


Servir a Deus, significa tê-lo como verdadeiro senhor, chefe, patrão. Significa "em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como para o Senhor e não para humanos" (Colossenses 3:23). Nele encontramos O Bom e Amado Chefe. Deixamos a escravidão dos desejos infinitos, a idolatria do ego --- que nos leva a exaustão sem fim, não nos deixa piscar (i.e., aproveitar o bom sábado infinitesimal produzido pela piscadela dos olhos, diante das infinitas telas) e nos exigem seriedade ranzinza --- que gera morte, e nos entregamos à escravidão da liberdade e alegria, que gera vida --- quem leu "A Escrava Isaura" talvez entenda mais rápido o que é ser escravo de quem o liberta.


Assim, a parceira do descanso e da seriedade no serviço deve ser a alegria. "Sirvam ao SENHOR com alegria" (Salmo 100:2). O riso é descanso. O riso não é melhor que a dor e tristeza, mas tem seu lugar precioso, de conceder prazer à vida.


No trabalho rimos das dores e recebemos alívio; nos entristecemos com a alegria prematura dos que servem seus umbigos, e então tomamos força para servir contra as injustiças. É a escatologia esperançosa de que quem rirá por último, rirá melhor (Lucas 6:21,25).


Que teu trabalho seja alegre. Haja nele "causos" e sorrisos. Leve o peso da alegria a sério. Faça-o em dedicação ao Deus do Humor e Alegria, ao Deus Servo.


S.D.G.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


©2023 por Início Ambiental. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page