Corra
- Daniel Ben-Hur Silva de Oliveira
- 21 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Que o Senhor me abençoe!
Ler é algo muito bom. Tenho tido sempre várias ideias, e ler me ajuda a ter mais ideias, e mais dúvidas, e mais certezas.
Sei que o método científico valoriza mais as dúvidas do que as certezas, mas dou bom valor às certezas como modo de ter com sabedoria diante de mim as dúvidas.
Da minha coleção humilde de livros, alguns são consultados direto, como o Expressões Regulares de Aurélio Jargas. Outros de vez enquanto, quando surge uma dúvida mais profunda, sobre minha própria alma ou sobre como enxergar a história (coisas que não dá pra se expressar tão regularmente assim), como Verdade Absoluta de Nancy Pearcey, ou quem sabe Mundo de Sofia de Josten Gaarder. Às vezes, correndo à toa atrás de uma resposta que não me aparece em lugar nenhum, olho um livro, pego ele e no fim descubro em Origens e Desenvolvimento do Cálculo, do curso de História da Matemática, da UFES, que Berkeley me ajuda a entender porque tanta coisa não se encaixa, mas que mesmo assim a ciência assume para si como seu dogma e ponto de fé. Ou então vou ajudar um amigo a ter certezas, e me pego cheio de incertezas após ler o debate filosófico de Feinberg, Geisler, Reinchenbach e Pinnock sobre Predestinação e Livre Arbítrio; ainda assim, olha que coincidência, minha dúvida não me deixou dar respostas a um amigo, mas me permitiu dar consolo a outro amigo. Ou quem sabe eu pare diante de um dicionário de francês, orando para entender porque ainda não consegui desenvolver bem minhas habilidades poliglotas, e então esbarro em um amigo indiano e sua família, que se comunicam comigo sem ambos sabermos a língua um do outro. No mínimo, eu aprendo um pouco sobre a cultura e sobre mim, por exemplo, quanto a que boas crises ter enquanto me desafio lendo As Palavras de Gandhi, ou o Alcorão.
Talvez um dia lendo eu aprenda a escrever, e assim não darei todo o gostinho bom de se ler e escrever para uma IA.
Oh Deus! Oh Cristo! Sinto que cada empurrão teu em direção a um livro, mesmo os livros além de tua Santa e Doce Palavra é como um modo de me fazer correr na direção certa, com pistas em cada livro, que me fazem querer conhecer melhor a Verdade e a Certeza.
.png)





Comentários